Quem Somos

Que é o Centro em Foco

 

Embora, aparentemente um veículo de comunicação massiva, como jornal que é, o Centro em Foco pode ser considerado veículo de comunicação dirigida, por suas características editoriais, distribuição e ter públicos-alvo definidos: os habitantes e trabalhadores do centro da cidade de São Paulo que têm anseios e necessidades comuns. Os trabalhadores passam a maior parte do dia fechados em edifícios, e por isso mal conhecem os prédios históricos, os pontos turísticos e os curiosos pólos comerciais da região. O Centro em Foco atua na divulgação de informações sobre esses logradouros e apóia o comércio local no processo de fidelização dos consumidores.

A zona central é bastante dispersa, as regiões ficam distantes umas das outras e sua extensão equivale à soma das áreas de alguns bairros da cidade. Conseqüentemente, seus habitantes tomam conhecimento dos fatos de que ela é cenário, apenas pelo rádio e televisão, junto com os demais paulistanos. Pois, embora existam empresas jornalísticas e emissoras de Rádio e TV estejam sediadas no Centro, a maioria delas não atende sua demanda de notícias, com prioridade ou preferência. O Centro em Foco veio para fazer isso, embora não trabalhando o Jornalismo factual.

Como acontece com os bairros, no Centro os moradores também querem saber sobre os fatos ocorridos à sua volta. As preocupações deles com as questões relativas ao trânsito e tráfego, à manutenção das vias públicas (seguramente as de maior rodagem de toda a cidade), à iluminação, à vida dos moradores de rua, ao movimento do comércio, são potencializadas, pois o Centro é a síntese da cidade. Logo, as conseqüências do que ocorre por aqui são sempre maiores e mais abrangentes. O Centro em Foco está atento a tudo isso para responder ao anseio dos cidadãos, que moram e/ou trabalham na região.

O entretenimento, os eventos culturais, os acontecimentos sociais badalados também acontecem no Centro, mas não contam com a cobertura jornalística que se dá às promoções com lugar nos “points” dos Jardins, Morumbi, Moema, Itaim, Vila Olímpia e Vila Madalena, por exemplo. Isto porquê os veículos da “grande imprensa”, além desses circuitos, têm de voltar sua atenção aos cenários estadual, nacional e internacional. Assim, as indagações tipicamente locais, cotidianas, do centro da cidade devem ser respondidas por um veículo dirigido unicamente a esta área.

 

Conceito Geral

Conceito Editorial

background