Tai Chi Pai Lin & Imunidade

Tai Chi Pai Lin & Imunidade

…”conheça os limites e não haverá risco. Assim passarás a vida em tranquilidade, sem risco. Lao Tse Tung

 

O pensamento acima norteia o caminho a seguir em ‘tempos de febre amarela’. É tempo de investir na busca do equilíbrio, aumentando a imunidade e preservando a energia vital, com um modo de vida mais simples, voltado à natureza e a um conceito amplo de saúde física e espiritual.

 

A prática constante de Tai Chi Pai Lin (uma das práticas baluartes da Medicina Tradicional Chinesa, trazida ao Brasil pelo Sábio e Generoso Mestre Liu Pai Lin) sob o mote Longevidade e Saúde, tem um caráter preventivo, equilibrando física e energeticamente, fortalecendo os órgãos e mantendo tranquilo o estado mental.

 

No treino Miao-Miao (cinco formas de energização),  sob o mote “movimento e serenidade”, os braços como pendulo conduzem, esvaziam e impulsionam energia e sangue para as extremidades, levando a um estado de serenidade. Os balanços  aprimoram o eixo físico, com movimentos lentos e suaves massageando e fortalecendo os órgãos internos.

 

As palmadas suaves na região do baixo ventre, como um mergulho no próprio feto, ativam a energia  limpando os rins de toxinas, sedimentando a energia vital e cultivando a saúde. O resultado é o pleno fortalecimento dos órgãos como uma armadura energética ao redor do corpo.

 

O abraço do Tai Chi*, porta de entrada para todas as práticas, promove intenso treinamento da energia, com a intenção voltada no baixo ventre e  respiração serena como a de bebê. O olhar interno e a respiração natural, na posição de ‘não fazer’, relaxa a musculatura e serena e fortalece o sistema nervoso.

 

O equilíbrio energético obtido elimina tensões, aumenta a imunidade com êxito das funções psíquica e emocionais. Síndromes (doenças) são também criadas pela forma como nos conduzimos na relação que temos com a diversidade de energias que circulam entre o homem e a natureza.

 

O caminho é blindar nosso corpo com práticas de longevidade, evitando brechas que possam enfraquecer nossa frequência interna.

 

Convidamos você leitor(a) para praticar Tai Chi Pai Lin às 4as feiras, às 7h30, na Praça Roosevelt e às 10h, na Rua Major Quedinho, nº 43, 1º andar.

 

*abraço do Tai Chi – mãos ao redor do umbigo, olhar recolhido, treino básico para união energia e espírito, correspondente ao céu, terra e homem dentro do corpo.Caderno 1 – Longevidade e Saúde, Lang, Jerusha; Leal Lucio,1994.

 

Lenny Blue de Oliveira
Monitora de Tai Chi Pai Lin
blueoliveira@yahoo.com.br

Notícias relacionadas

background