“Bolo do Bixiga”: tradição no Aniversário da Cidade.

“Bolo do Bixiga”: tradição no Aniversário da Cidade.

Comunidade faz mais um bolo gigante em comemoração ao Aniversário de São Paulo

Mais um ano a comunidade do Bixiga se uniu para misturar ovos, farinha, açúcar e manter as tradições do bairro, confeccionando o famoso bolo gigante, para comemorar o aniversário da cidade de São Paulo. Moradores, comerciantes e amigos se organizaram para juntar o maior número de bolos possível para a festa.

A mobilização social para a elaboração do gigante bolo deu-se pela rede informal de comunicação, ou seja, o “boca-a-boca”, com o apoio inestimável das Redes Sociais. Como sempre, o maior bolo da cidade foi disposto e distribuído, no dia 25 de janeiro, na Rua Rui Barbosa.

Um pouco da história

O primeiro bolo foi confeccionado em 1986, quando São Paulo completava seus 432 anos. Armandinho Puglisi, um dos mais conhecidos personagens do bairro, teve a ideia: fazer um bolo gigante em nome do Bixiga, para presentear a cidade que tantos imigrantes acolheu. Como não tinha dinheiro para essa realização, ele convocou todas as “mammas” da comunidade para fazer bolos e  no dia 25 de janeiro daquele ano, cada uma foi chegando com uma assadeira e um único e gigante bolo se formou, como São Paulo merece.

Armandinho manteve a tradição do bolo durante anos, até sua morte. Após o triste acontecimento, o empresário e líder comunitário Walter Taverna assumiu a tarefa de organizar a grande festa do Bixiga, que já assumia proporções absurdas! A ideia era que o bolo tivesse em metros a mesma quantidade de anos da cidade. Assim, o “Bolo do Bixiga” entrou para o Guinnes Book, como o maior bolo do mundo! E os patrocinadores vieram.

Em 2009, a tradição foi interrompida e o gigante bolo adormeceu depois que um programa de TV incentivou uma guerra de bolos entre os participantes, no ano anterior. E os patrocinadores sumiram.

No ano passado, moradores do bairro se uniram a Walter Taverna e resgataram a história. As “mammas”, as mainhas e os manos foram convocados. A comunidade participou com massa e em massa e o Bixiga fez novamente um bolo gigante para comemorar o aniversário da cidade.

O “Bolo do Bixiga” chega ao 464º aniversário de São Paulo, representando para a comunidade do bairro muito mais que um bolo, é a união dos cidadãos moradores e comerciantes da região, promovendo uma grande ação social e mantendo a história viva.

Notícias relacionadas

background