Feliz Ano Todo com Tai Chi Pai Lin

Feliz Ano Todo com Tai Chi Pai Lin

“O valor da vida deve ser expresso, o seu brilho ser visto quando se reflete nos outros.  A ajuda ao próximo é a sua alegria, o sentido de sua vida! ” Liu Pai Lin.

Encerramos o ano com o coração cheio de alegria e gratidão.

Primavera, verão, outono e inverno, os grupos da UBS-República e Pça Roosevelt, praticaram semanalmente com ênfase nos treinos direcionados ao elemento e órgão correspondente à estação, rumo ao equilíbrio com a natureza, mote da filosofia taoísta.

Participamos da Feira do Idoso (feira de artesanato na Pça. Patriarca), com a prática do ‘Miao-Miao” e Postura da Árvore com o público presente.

Também participamos em todas as atividades mensais ao ar livre do Grupo Bem-Estar e Felicidade, com a profa. Creuza Maria . Marcamos presença no evento Virada Sustentável, no Parque Trianon.

No Parque Água Branca, às 5as feiras, sob as bênçãos do bambuzal, aprimoramos os princípios com os treinos de Tai Chi Chuan com Luiz Henrique, iluminado professor que repassa com maestria os ensinamentos que aprendeu com sua convivência profunda com o Mestre Liu Pai Lin.

A “nutrição” física e espiritual dos monitores dos grupos de Tai Chi Pai Lin foi garantida com os encontros mensais na Unidade de Medicina Tradicional – Sé, UBS-SÉ, nas supervisões validadas pela Prefeitura, onde Luci Eurico Oi, discípula do mestre Liu Pai Lin, esmiúça os princípios da prática e aprofunda o conhecimento sobre a filosofia taoísta, sedimentando o objetivo de espírito e corpo.

Nos   encontros mensais de supervisão é salutar a troca de experiências entre monitores voluntários em locais e parques diversos, trilhando o caminho aconselhado pelo Mestre Liu Pai Lin, * “que considerou importante ensinar aos brasileiros os princípios fundamentais do Tai Chi Chuan (‘práticas simples para pessoas comuns’) por acreditar que estes conceitos básicos, ainda desconhecidos, seriam importantes para a saúde da população.

A nutrição espiritual se complementa com a serenidade obtida através da Meditação Mensal ministrada por Jerusha Chang, no Espaço Luz, todo lº sábado de cada mês, com a prática da Postura do Abraço da Arvore, por 15 minutos, e depois ‘sentando na calma’ por 30 minutos, deixando a energia fluir naturalmente. Tais meditações são profundas e impactantes para o ‘bem viver’!

Por fim, encerramos o ano em grande estilo, celebrando em 08 de dezembro, os 110 anos de nascimento do Mestre Liu Pai Lin, com uma aula pública e coletiva no Parque do Ibirapuera, com seu descendente direto, o também Mestre Liu Chi Ming que, iluminado e transbordando energia e alegria, nos admoestou acerca dos benefícios dos treinos, além de direcionar as vibrações obtidas nas práticas para longevidade e saúde. O evento foi mágico, notadamente no momento da captação, quando sob sua maestria, absorvemos, esvaziamos e entramos em comunhão com a natureza. Na prática coletiva, a sintonia transcendeu o parque com uma dança em ‘ação de graças’ e gratidão ao percursor Mestre Liu Pai Lin.

Gratas pelo ‘caminho’, agradecemos a todos nos grupos pela presença e troca, e para o ano que se inicia, estaremos sintonizados, aprofundando maior qualidade nos treinos e sedimentando nossa raiz em prol da longevidade e saúde.

”Treine diariamente; procure se aprofundar naquilo que aprendeu, através do aprofundamento da qualidade do seu treino…” – Jerusha Chang.

As práticas semanais acontecem às 4as-feiras, às 7h30, na Pça.Roosevelt. É só chegar!

* ensaio de Daniel Murray “Daoism in Brasil: The Globalization of the Orthodox Unity (Zhengyi) Tradition”, Queen’s University – Kingston,Ontario,Canada – June.2010,p.16

Lenny Blue de Oliveira
Monitora de Tai Chi Pai Lin
blueoliveira@yahoo.com.br

Notícias relacionadas

background