Cuidados para manter a Saúde Bucal na terceira idade

Cuidados com a saúde bucal são importantes e devem receber atenção diária em nossa rotina. Na terceira idade esses cuidados devem ser redobrados, pois assim como todo o corpo, existem fatores que contribuem para o enfraquecimento dos dentes e da gengiva. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2013, 41,5% das pessoas acima de 60 anos já perderam todos os dentes.

 

“Acredita-se que a prótese bucal é uma consequência natural do envelhecimento. É preciso mudar essa cultura e adotar os devidos cuidados para que seja possível chegar na terceira idade sem utilizá-la” explica Rosane Menezes Faria, dentista da Caixa Seguradora Odonto.

 

Alguns problemas bucais são mais propensos a aparecer nos idosos, como a diminuição de saliva, cárie de raiz, periodontite, gengivite, entre outras. “Além de possíveis lesões nas antigas restaurações, o avanço da idade diminui gradativamente a produção de saliva que contêm nutrientes importantes para os dentes, como cálcio e fosfato”, completa Rosane.

 

Segundo a especialista, a falta de saliva também contribuí para outra doença, a xerostomia ou boca seca, que também é agravado pelo consumo de alguns medicamentos necessários nesta idade.

 

Para evitar que esses problemas ocorram, a dentista dá algumas dicas de cuidados bucais para os idosos. Aos que já não possuem dentes naturais, ela também ensina o que fazer com a prótese bucal, para garantir a saúde da boca. Confira:

 

Mantenha-se hidratado

O consumo de água ajuda na produção de saliva. Beber bastante água mantém o corpo hidratado e, consequentemente, minimiza a proliferação de bactérias na boca.

 

      – Tenha uma alimentação saudável

Essencial durante toda a vida, a dica também vale para a terceira idade. Consumir alimentos ricos em fibras e grãos, frutas, verduras e legumes ajuda a manter os dentes saudáveis. Também é importante evitar alimentos açucarados, que podem provocar cáries.

 

      – Utilize escovas macias e seja delicado na hora da escovação

O envelhecimento causa a retração da gengiva. Quando a escovação, ao longo da vida, não foi feita de forma correta, isso deixa a raiz do dente exposta, sem esmalte e proteção, sendo mais propensa a sensibilidade e, principalmente a cárie. Para que isso não aconteça evite escova dura e escovação agressiva.

 

      – Abuse do flúor e do fio dental

Com a exposição da raiz na terceira idade, a dica é abusar de pastas com flúor que evitam sensibilidade. Também é necessário redobrar a atenção ao utilizar o fio dental, que deve ser feito diariamente, após todas as refeições.

 

      – Visite o dentista

Na terceira idade, a consulta ao dentista deve ser mais frequente. O profissional ajudará a evitar problemas com a saúde bucal e resolverá todas as questões envolvidas com a idade, sugerindo os tratamentos adequados.

 

Cuidados com a prótese bucal

 

– Após todas as refeições é necessário retirar a prótese para limpeza. A escovação deve ser feita com escova macia e pasta especial. Limpe todos os lugares da prótese e não use água quente, pois pode danificá-la.

 

– Antes de dormir, retire a prótese e coloque-a em um copo com água com uma colher de agua sanitária. Só coloque-a novamente no dia seguinte. A boca do idoso deve estar bem limpa, com direito a bochecho, massagem na gengiva e escovação da bochecha e língua.

 

– A correta instalação da prótese é essencial, uma vez que mal instalada pode provocar lesões.

Notícias relacionadas

background