O seu tigre interno, como esta?

O seu tigre interno, como esta?

Olá queridos leitores,
Nesta edição vamos conversar sobre Medicina Tradicional Chinesa.
A Medicina Tradicional Chinesa nos observa e nos trata através dos Cinco elementos: Madeira, Água, Metal, Terra e Fogo. Em cada edição estarei descrevendo sobre um elemento e como não poderia ser diferente… vou compartilhar minha leitura.

“…Nós também somos árvores: nossos pés as raízes, nossos membros os galhos e ramos, nosso tronco o tronco. Madeira fluindo dentro de nós proporciona flexibilidade aos músculos e às articulações, de modo que nossa postura seja ereta e possamos nos mover com firmeza. Uma árvore não se curva com facilidade; firma suas raízes no chão e assim não tomba; pode oscilar sobre a pressão do vento e até vergar, mas dificilmente quebra. Quando adulta dá flores e frutos, suas sementes  se espalham para produzir novas árvores, e vive então para sempre. Nós firmamos os pés na terra, mantemos a postura ereta e crescemos durante a vida. Qualquer problema ligado a membros, músculo e articulações mostra desequilíbrio em Madeira, desde um reles mau jeito até uma encrenca na coluna. Tombos, então, nem se fala: a raiz está fraca, o movimento de cair encontra o chão em vez do céu, o desenvolvimento crescente de Madeira foi sabotado.

Os olhos são extremamente sensíveis ao estado de fígado e da vesícula, portanto do processo Madeira. Quando alguém bebe muito álcool o branco dos olhos fica vermelho, sinal de fífado congestionado; maconha também deixa os olhos vermelhos, porque seu príncipio ativo intoxica o fígado; icterícia e a hepatite, em que há um derrame de bile, aparecem no amarelo dos olhos. Terçóis e pequenas espinhas nas pálpebras indicam sobrecarga na vesícula. Olhos coçando, irritados; visão turva; dificuldade de suportar a luz; e até mesmo anomalias óticas, como miopia, hipermetropia e especialmente vsita cansada, refletem desgaste em Madeira. A chamada visão anterior também é Madeira. Com ela podemos planejar, imaginar, criar, e se quisermos executar o plano a paciência será essencial. Dificuldade de planejar, impaciência e irritação mostram que o fígado e a vesícula não estão exatamente em bom estado.

Junto com os olhos vêm as lágrimas, que são a secreção fluida de Madeira. Lágrimas contidas, lágrimas demais, desencanto com a vida, descrença na própria capacidade de crescimento: desarmonia em Madeira…” ( Trecho retirado do livro Manual do Herói – Sonia Hirsch)

Agregando um pouco mais a questão emocional, o fígado e a vesícula em desarmonia traz/vibra, insegurança e raiva e a vivência dessas emoções os desestabilizam. Madeira dentro do nosso corpo recebe auxilio de terra e metal para nutrir e controlar suas funções orgânicas e emocionais, os órgãos envolvidos nesse processo são: baço, pâncreas, estomago, pulmões e intestino grosso e as emoções vibradas em caso de desarmonia são: preocupação, obsessão e guardar tristezas.

Dicas: reveja sua alimentação, evite molhos (principalmente o vermelho), faça atividades de sociabilização. Você nasceu para expandir, solte seu tigre, um tigre enjaulado fica doente, deprimido, dolorido, os dentes caem, preguiçoso e medroso. Não lute contra sua natureza… Um Tigre sempre será um Tigre.

Atenção! Todo esse conteúdo é para auxilio ou predisposição, nada, quando se trata de ser humano, é verdade absoluta ou regra, essa diagnose é uma ferramenta da filosofia chinesa para direcionar o tratamento.

Para saber se você é elemento Madeira, são as pessoas nascidas no ano com final 4 ou 5, por exemplo, 1944/45; 1954/55; 1964/65 e assim por diante.

Experimente! O máximo que pode acontecer é Você gostar!

Ana Paula Leijoto
Biomédica – CRBM 31750
Tel.: 97505-8535 (whatsapp)

Notícias relacionadas

background