Os Loucos de São Paulo

“Os Loucos de São Paulo” é mais um livro do jornalista e escritor Gilberto Lobato Vasconcelos, o Giba. Nesta obra, ele resgata e transforma em crônicas trabalhos das equipes de repórteres policiais do saudoso Diário Popular, o Dipo. São histórias das diferentes faces dos “loucos de São Paulo”. Isto é, seres humanos que convivem conosco na família, nos bares, nas ruas, nas igrejas. Tido como “normais”, repentinamente perdem o controle e cometem atos até inexplicáveis.

 

Os protagonistas não são ficção. Os fatos retratados realmente aconteceram. São observações que revelam o cotidiano da essência da natureza humana. Elementos essenciais de um sistema social, como a divisão do trabalho, alienação, pressões, decisões, atitudes, comunicação, saúde, economia… Uma seleção de fatos corriqueiros, inerentes ao cotidiano, que, na maioria das vezes, passam despercebidos, mas que têm relevância em nossas vidas. Como exemplo, o sentimento, que é algo complexo numa pessoa e ativa seu comportamento, às vezes até de modo insaciável.

 

Autor de outros dois interessantes livros: “A revolução dos boys – a face oculta da cidade” e “Tem japonês no futebol”, o escritor Gilberto L. Vasconcelos viu, de perto, alguns dos personagens apresentados em “Os Loucos de São Paulo”, nas mais diferentes situações do desafiante trabalho do jornalismo policial, no qual atuou durante anos. As histórias que conta neste livro derivam do olhar de alguém que enxerga o outro, o ser humano, independente das circunstâncias. Este livro é mais do que uma coletânea de histórias de insanidade mental, é um convite à nossa reflexão em relação às pessoas com as quais convivemos, e também em relação a nós mesmos, que, de alguma maneira, fazemos parte das histórias narradas.

 

Assim, com certeza, em algum momento, o leitor vai acabar se identificando com os personagens e, quem sabe, até irá constatar ter vivido uma das histórias narradas no livro. “Os Loucos de São Paulo” tem potencial para levar o leitor à galeria dos loucos que habitam esta grande megalópole chamada São Paulo.

 

Serviço:
Como comprar?
Pedindo pelos telefones: 11 2056-3903 e 11 9-9112-2463
Também por: giba.lobato@gmail.com ou gilovas@uol.com.br

Notícias relacionadas

background