Felicidade de dia e Descanso a noite

Felicidade de dia e Descanso a noite

Produzimos entre outros, esses dois hormônios, Serotonina durante o dia e Melatonina durante a noite. Serotonina é o “tal” hormônio da alegria que nos dá pique para o dia e a Melatonina é um antioxidante que nos relaxa e revigora para o dia seguinte, combate os radicais livres que causam envelhecimento de pele e de órgãos, e mantém o ciclo puxando a produção de Serotonina.

 

Pesquisas encontraram em nosso intestino todos os nossos hormônios, inclusive os que estão sendo citados nesse texto. Outra particularidade para complementar essa informação é que o “pico” de produção da melatonina em nosso organismo acontece as duas horas da manhã: pesquisadores mediram, nesse horário, a quantidade desse hormônio no nosso sangue, resultado – 120 picogramas  em nossa rede sanguínea e 430 picogramas em nosso intestino.

 

É por essse motivo que o intestino é chamado de “cerebro desconhecido” ou “o segundo cerebro”! (sugestão de leitura sobre este tema: “O cérebro desconhecido”, de Hélio Póvoa)

 

Então… Previna-se, atalhos como calmantes e laxantes, atrapalham a produção destes importantes hormônios e os demais, prejudicando a sua saúde física e emocional. A produção de serotonina e melatonina, dependem uma da outra e iniciam a produção de aminoácidos onde uns nós produzimos e os demais adquirimos através de alimentos ou suplementação.

 

Ana Paula Leijoto
Biomédica
CRBM 31750
Tel.: 97505-8535 (whatsapp)

Notícias relacionadas

background