O Centro ganha nova unidade do Sesc

O Centro ganha nova unidade do Sesc

 

A comunidade do Centro recebe feliz a unidade do Sesc, no antigo “prédio da Mesbla”

 

A unidade do Sesc 24 de Maio agora inaugurada, foi instalada em um belo e moderno edifício, projetado pelo premiado arquiteto Paulo Mendes da Rocha, que mistura estruturas de concreto aparente e metálica, além de uma fachada com “pele de vidro”. São 28 mil m² de área construída em que se destacam a piscina na cobertura do edifício principal, com área aproximada de 600m² e vista panorâmica para a cidade, o teatro no subsolo, com capacidade para receber 216 pessoas sentadas e placas solares para economizar energia.

 

É um edifício ímpar em diversos aspectos, que traz claridade às históricas vias 24 de Maio e Dom José de Barros. A “pele de vidro”, que constitui sua fachada, incomum na região central, reflete a arquitetura de seus vizinhos, levando o transeunte a, compulsoriamente, observar e comparar com ele os diferentes estilos arquitetônicos encontrados no entorno, o que poderá desencadear um processo de reformas, restauros ou retrofites em diversas construções, modificando a paisagem local. Sem falar no movimento que a atividade do Sesc garantirá a toda região.

Parte superior do formulário

 

A poucos metros do Theatro Municipal, Galeria do Rock, Praça das Artes e Biblioteca Mário de Andrade, o novo “Sesc” que foi entregue à população no dia 19, além da piscina e teatro, dispõe de espaços para comedoria, cafeteria, biblioteca, área de exposição, convivência, clínica odontológica (com quatorze consultórios e salas de raio X), área para prática esportiva e atividades corporais, área de tecnologia e arte, solário, entre outros.

 

A programação de atividades para o período de 22 de agosto a 03 de setembro, é extensa e bem diversificada, como deverá ser sempre, de acordo com a gerência da nova unidade. Além da exposição “São Paulo não é uma cidade – Invenções no Centro”, há shows, atividades e vivências corporais, espetáculo para crianças, contação de histórias, oficinas, aulas abertas, lançamento de livro, entre outras opções. A referida exposição, que tem curadoria de Paulo Herkenhoff, foi especialmente proposta pelo Sesc para marcar a abertura da unidade.

 

Nos dias 19 e 20, sábado e domingo, houve uma programação gratuita aberta a toda população, imediatamente após o ato inaugural realizado por Abram Szajman – presidente da Federação do Comércio (Fecomercio), Danilo Miranda – diretor regional do Sesc, Paulo Casale – gerente de operação da nova unidade e Paulo Mendes Rocha – autor do projeto de “reestruturação” do prédio. Atividades como a exposição, teatro (leitura dramática por Fernanda Montenegro), shows musicais, como os de Zélia Duncan e Martinho da Vila e seus convidados – Tereza Gama e Marco Mattoli, integrantes do Clube do Balanço – e o rapper Rashid, trouxeram aproximadamente 5 mil pessoas à rua 24 de Maio nos dois dias. Participaram do ato inaugural o governador, o prefeito, senadores por São Paulo, vereadores da cidade, representantes da Literatura, do Teatro e da Música.

 

Os 12 primeiros dias de programação

Estão programados shows com Zélia Duncan (23 a 25/08, às 21h), a banda paulista Tutti Frutti (25 e 26/08, às 12h), além da sambista Teresa Cristina interpretando obras de um dos mestres do gênero,

 

Cartola (26/08, às 21h e 27/08, às 18h). O grupo Choro entre Amigos irá inaugurar uma nova faixa de horário para apresentações, como proposta da unidade 24 de Maio – subirão ao palco do teatro do novo Sesc nos dias 23 e 24/08, (quarta e quinta), às 12h.

 

Outros destaques – Nos espaços de atividade corporal, o público poderá participar de vivências com nomes que marcaram o esporte nacional como o ginasta medalhista olímpico Diego Hypólito (27/08) e a atleta ouro em Pequim Maureen Maggi (03/09). A nova unidade terá ainda programação especial voltada para crianças, com o espetáculo “O Dragão de Fogo” e as contações de histórias “No Colo da Menina Infância”, com Giba Pedroza, e “Contos de Brincar”, com o Grupo Êba!

 

E a exposição “São Paulo não é uma cidade – Invenções do Centro”, que ocupa os 1300 m² do quinto andar do prédio, apresenta uma possibilidade de leitura do centro de São Paulo, a partir dos conceitos de cidade, centro e os contextos da história da arte, da arquitetura, do urbanismo, da indústria, do comércio e dos lugares emblemáticos, assim como sobre as pessoas, ofícios, saberes e cotidianos dessa região complexa e diversa. Atividade Livre. Grátis. 19/8 a 28/1. Terça a sábado, 9h às 21h. Domingos e feriados, 9h às 18h.

 

Os espaços de Oficinas e Aulas abertas realizam, até 03 de setembro, diversas atividades gratuitas: Xilogravura, Bordado Livre, Crochê, Desenho Urbano, Encadernação Manual, Costura Criativa, Origami, Pintura (aquarela), Estamparia, Marcenaria, entre outras. São, realmente, um grande número de atividades gratuitas, a maioria para crianças e adolescentes, e algumas para adultos: aulas abertas, oficinas, demonstrações, vivências, leitura, intervenções, bate-papos, voltados a temas como Meio Ambiente, Literatura, Esporte e Atividade Física, Música, Tecnologia e Artes. Tudo em mais uma esquina emblemática do Centro: ruas 24 de Maio e Dom José de Barros.

 

Sesc 24 de Maio: Rua 24 de Maio, 109 – Centro – Fone: 3350-6300 – sescsp.org/24demaio – facebook.com/sesc24demaio. Funcionamento: Terça a sábado, das 9h às 21h e domingos e feriados, das 9h às 16h.

Notícias relacionadas

background