O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues, encenado na rua.

O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues, encenado na rua.

Em nova versão, o clássico de Nelson Rodrigues (1912-1980) ganha as ruas. O diretor Pedro Granato traz a trama para a cidade, a céu aberto, tendo as avenidas como pano de fundo, na montagem do núcleo de pesquisa do teatro Pequeno Ato, que está a encena-la na Praça Roosevelt, frente à rua Augusta.

O núcleo do Pequeno Ato, responsável pelas montagens de Fortes Batidas (vencedora de prêmios APCA, São Paulo e Zé Renato) e 11 Selvagens (que volta em cartaz em setembro), em O Beijo no Asfalto une técnicas do teatro de rua com o conceito do “site specific” – a proposta é apresentar a peça ao entardecer, transformando a cidade em cenário. As escadas são as arquibancadas para o público.

Na trama de Nelson Rodrigues, Arandir sofre um massacre midiático por dar um beijo em um homem que morria após ser atropelado. A polícia, procurando abafar escândalos, encampa uma cruzada moralista seguindo a estética do linchamento, tão comum nos dias de hoje.

Utilizando coros e elementos contemporâneos, a nova versão revigora o impacto da tragédia rodrigueana. Na rua, a violência e a homofobia estão muito mais latentes. O atropelamento é uma possibilidade real e a r5epresentação joga com essa tensão entre a cena e o cotidiano ao redor.

“A própria Praça Roosevelt é um espaço de disputa na cidade. Revitalizada especialmente pela ação dos teatros, sofre agora um processo de gentrificação e diversas proibições de uso. Ocupá-la com uma obra tão emblemática sobre abusos de poder  é resgatar o potencial provocador da obra de Nelson Rodrigues”, diz o diretor Pedro Granato.

Ficha técnica – Texto: Nelson Rodrigues; direção: Pedro Granato; elenco: André Salama, Diego Dac, Fhelipe Chrisostomo, Gabriela Fontana, Gustavo Pompiani, Isabela Fikaris, Maria Eduardo Machado, Mariana Beda, Mau Machado e Roberto Garcia; assistência de direção: Gabriel Tavares; direção musical: Gustavo Pompiani; cenário: Diego Dac; assessoria de imprensa: Adriana Balsanelli; produção: Contorno Produções e Pequeno Ato; direção de produção: Jessica Rodrigues e Victória Martinez; realização: Pequeno Ato.

 

Serviço:
O Beijo no Asfalto
Temporada: 12 de agosto a 3 de setembro
Apresentações: Sábados e domingos, às 16h
Praça Roosevelt
Duração: 90 minutos
Classificação etária: Livre

Notícias relacionadas

background