Folclore na Caixa Cultural São Paulo

Folclore na Caixa Cultural São Paulo

No mês do folclore, cuja comemoração, no Brasil, fazemos em 22 de agosto, a Caixa Cultural realiza uma programação de atividades totalmente voltada a essa temática. Até o dia 31, em seu espaço, na Praça da Sé,111, acontece uma série de oficinas para diferentes públicos, sendo que duas delas dialogam com a exposição de gravuras “Loucuras anunciadas”, do pintor espanhol Francisco Goya (1746-1828), em cartaz no mesmo endereço até 24 de setembro. As atividades integram o projeto Gente Arteira.

 

Uma delas, “Folclore: confecção de máscaras” pretende aproximar, de forma lúdica, o público infantil das grandes cidades aos saberes populares, possibilitando o entendimento da importância do folclore na história brasileira. Para isso, a atividade conduzida pela psicóloga Sonia Masil incluirá a contação da história do livro “Dez sacizinhos”, de Tatiana Belinky, e a confecção de máscaras de personagens folclóricos.

 

Outra, dirigida a estudantes e interessados nas áreas de gravura, artes, design, fotografia, é a oficina “Experiências calcográficas: interlocuções com a obra gráfica de Goya”, ministrada pelo artista visual Marcelo Heleno, que contextualiza a obra de Goya e oferece subsídios teóricos e práticos para uma vivência em alguns procedimentos experimentais da calcografia – a arte de gravar em metal, por meio de vários processos.

 

Baseada também na observação das gravuras de Francisco Goya, “Isogravura – gravura em isopor” tem por objetivo familiarizar o público com a técnica da gravura em geral a partir da confecção de uma pequena matriz de isopor e na obtenção de sua estampa através da impressão da mesma. O processo de impressão da isogravura lembra o da gravura em metal, porém é muito menos complexo. Essa oficina terá sessões para pessoas com deficiências e para crianças maiores de cinco anos, ambas ministradas pela artista plástica e educadora Paula Pedroso.

 

As tradicionais ações educativas Contação de Histórias em LibrasPortuguês e Libras de Arruar completam a programação. Na primeira, uma educadora surda (cujo idioma materno é Libras) narrará história com uso de adereços e objetos cênicos relacionados com a temática, ao mesmo tempo em que um educador bilíngue repassará a história em Português. O tema para a contação de história do mês de agosto é “As memórias de André”.  Já em Libras de Arruar, transeuntes que passarem em frente à Caixa Cultural serão convidados por educadores em Libras a conhecer mais sobre a Caixa Cultural, o contexto histórico e cultural do centro de São Paulo e sobre Libras e a Cultura Surda.

 

A Programação:
Oficina: Experiências calcográficas: interlocuções com a obra gráfica de Goya
Oficineiro: Marcelo Heleno
Data: 26/08/2017
Horário: das 10h às 17h
Duração: 7 horas
Público: Estudantes e interessados nas áreas de gravura, artes, design, fotografia, ilustração a partir de 16 anos.
Inscrições: Individuais por telefone
Capacidade: 25 participantes

 

Oficina: Folclore: confecção de máscaras
Oficineira: Sonia Masil
Data: 22, 23, 24 e 25/08/2017
Horário: 9h30 e 14h30
Duração Total: 2h
Público: Crianças a partir de 7 anos
Inscrições: Agendamento para grupos por telefone
Capacidade: 25 pessoas por turma

 

Ação Educativa: Libras de arruar
Mediadoras: Ana Maria Viana e Priscila Pereira de Souza
Datas: 30/08/2017 – quarta-feira
Horário: 14h30
Duração: Uma hora
Público: Interessados em geral (a partir de 07 anos)
Inscrições: Não há necessidade de inscrição prévia
Capacidade: Livre

 

Oficina: Isogravura – gravura em isopor
Oficineira: Paula Pedroso
Data: 31/08/2017 – quinta-feira
Horários: 9h30 e 14h30 – uma turma em cada horário
Duração total: 2h
Público: pessoas com síndrome de down ou deficiência intelectual, a partir de 5 anos (participantes com deficiência de mobilidade nos membros superiores deve ter um acompanhante individual)
Inscrições: Agendamento para grupos por telefone
Capacidade: 25 pessoas por turma

 

Serviço:
Programa Educativo Caixa Gente Arteira
Praça da Sé, 111 – Centro
Mais informações: (11) 3321-4400
E-mail: supervisao.sp@gentearteira.com
Site: www.facebook.com.br/caixaculturalSaoPaulo
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Notícias relacionadas

background