Exposição São Paulo Absoluta no Cama & Café SP

Exposição São Paulo Absoluta no Cama & Café SP

Até esta sexta-feira,18/03, o paulistano pode conhecer uma mostra do trabalho de dois artistas plásticos nascidos no Rio de Janeiro, mas, que vivem em São Paulo há muitos anos, se consideram paulistanos e escolheram residir na região central da cidade.

 

Trata-se da Exposição São Paulo Absoluta, uma iniciativa do jornal Centro em Foco, realizada para comemorar os 463 anos da cidade, que teve sua abertura no dia 25 de janeiro e, inicialmente, seria encerrada em 23 de fevereiro, data alterada a pedido do público. A mostra apresenta obras de “acrílico sobre telas” de Betty Rose e aquarelas e desenhos à nanquim de João Carlos Amazonas.

 

Betty Rose celebra a cidade, retratando sua diversidade cultural, social e étnica, a partir da observação apurada de seu cotidiano. João Carlos apresenta algumas das aquarelas e desenhos à nanquim concebidos para ilustrar poemas do livro Vida em Versos, do poeta e jornalista Carlos Moura, a ser lançado proximamente.

O cliente do Cama & Café São Paulo pode apreciar a exposição, todos os dias até sexta-feira a partir das 11h; os demais visitantes poderão fazê-lo, nos mesmos dias, das 14 às 17h.

Sobre os artistas

Betty Rose Kurc é carioca, residente em São Paulo desde os 11 anos de idade. É graduada em Publicidade e Propaganda. A pintora nasceu e desenvolveu-se paralelamente à carreira na área publicitária: durante muitos anos atuou como artefinalista, diagramadora, ilustradora, pintora de desenho animado e diretora de arte.

Betty afirma não pertencer a uma escola, a um estilo: “Pinto a cidade que adotei e que amo. Olho pra ela e vejo contrastes de forma cândida, singela. Cheia de detalhes, de cinzas, de preto e branco e muitas cores. Mostro uma cidade de prédios, o colorido das casas, a alegria, o carroceiro, a flor e o solitário nas janelas, o movimento. As telas falam do meu amor pela cidade, que precisa de tanto verde, de seus contrastes. Olho as retas, as curvas, os quadrados das janelas. Faço pintura urbana”.

João Carlos é carioca, nascido em 1953, na cidade do Rio de Janeiro, mas reside em São Paulo “há muitos e muitos anos, e aqui sou feliz”. É engenheiro eletricista formado pela Faculdade de Engenharia São Paulo (FESP), em 1982, e também é graduado em Administração de Empresas (1998) e Economia (2001), pela Universidade Mackenzie.

Participou do Iº Salão Anchieta de Arte Jovem, em 1969, no qual foi agraciado com a Grande medalha de prata Anchieta e do V Salão Paulista de Arte Contemporânea – SP, em 1974. Antes, atuou no Atelier de Pintura de Takaoka, grupo Seibi, foi bolsista da Fundação Bienal e frequentou o Atelier de Serigrafia do artista Paulo Menten. Em 1986, cursou “Desenho e História da Arte” no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Seu trabalho possui características figurativas, às vezes apresenta traços abstratos. Expressa-se por desenhos, xilogravuras, aquarela e pinturas.

Serviço:
Exposição de artes plásticas
Visitação: até sexta-feira, 18/03
(clientes do Cama & Café, de 2ª a 6ª feira, a partir das 11h;
demais visitantes, das 14h às 17h
Rua Roberto Simonsen, 79 – Sé
Tels.: 11 3255-1568 / 98805-9171 / 3101-3760

Notícias relacionadas

background