Espetáculo Ribanceira no Teatro de Arena Eugênio Kusnet

Espetáculo Ribanceira no Teatro de Arena Eugênio Kusnet

Texto inédito de Aramyz aborda as tragédias ocasionadas por desastres ambientais 

Com direção de Maria Basílio e atuação solo do ator Antonio Ginco, o espetáculo Ribanceira,

da Cia Trilhas da Arte – Pesquisas Cênicas, fica em cartaz no Teatro de Arena Eugênio Kusnet, de 10 de março a 2 de abril. As apresentações serão realizadas às sextas-feiras e aos sábados, às 21h, e aos domingos, às 19h, com ingressos a preços populares.

Ribanceira tem como norteadores o “teatro documentário” e o “teatro de narração”, além das obras de Eugenio Barba, Erwin Piscator e Rudolf Laban, que embasaram o trabalho corporal e de interpretação. O espetáculo apresenta as lembranças de Zé, sobrevivente de uma catástrofe em que perdeu a mulher e os filhos. O personagem tenta refazer sua vida, resgatando o antigo sonho de ser escritor. Como qualquer pessoa, tem preconceitos, comete erros e chega a ser cruel. Ele atribui a Deus a responsabilidade pelo que acontece aos seres humanos e se vê em uma situação difícil, da qual só conseguirá sair quando aprender a conduzir sua própria vida.

Para a diretora Maria Basilio, “ainda que a realidade de Zé seja atemporal, o personagem nos fala do aqui e do agora. Alguns objetos cênicos criam imagens lúdicas que contrapõem o forte teor dramático”. Aramyz, por sua vez, ressalta que “o texto fala sobre perdas e ganhos, sobre os valores e direitos pelos quais nos esquecemos de lutar. Zé representa a vida dessa gente esquecida que, aos poucos, foi perdendo a consciência do que é certo e errado, mas não parou de sonhar e rir de suas próprias desgraças”.

“A peça é inspirada na observação de uma realidade vivida por muitas famílias no Brasil e em outros países. Zé, personagem sem sobrenome, representa os diversos sobreviventes de catástrofes, sejam as causadas por enchentes, pela falta de recursos financeiros ou pela impotência de quem vive do lado reservado a uma parcela menos privilegiada da humanidade”, declara Antonio Ginco.

Serviço:
Peça teatral: Ribanceira
Temporada: 10 de março a 2 de abril
Espetáculos: Às 6ªs. feiras e sábados,às 21h,
e domingos, às 19h
Duração: 60 min
Classificação etária: 12 anos

 

Teatro de Arena Eugênio Kusnet
Rua Dr. Teodoro Baima, 94 – Vila Buarque
Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada)
Cartões não são aceitos
A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo
(Será fornecido um ingresso por pessoa)
Mais informações: 3256-9463 (de 4ª. a domingo, a partir das 15h)
e 3662-5177 + funartesp@gmail.com

Notícias relacionadas

background