Carnaval, performances e exposições na Praça das Artes, em fevereiro.

Carnaval, performances e exposições na Praça das Artes, em fevereiro.

Todas as atividades são gratuitas e acontecem no Vão Livre, na Sala do Conservatório e na Sala de Exposições.

No mês de fevereiro, a Praça das Artes apresenta uma programação gratuita e diversificada de performances, exposições e dança. As apresentações acontecem no Vão Livre, na Sala de Exposições e na Sala do Conservatório.

Todas as quartas-feiras até o dia 22/3, a Cia Artesãos do Corpo apresenta Residência Esculturas do Inconsciente. O espetáculo, dirigido por Mirtes Calheiros, acontece sempre das 10h às 13h, no Vão Livre.

Para quem gosta de desenho, até 3 de março, toda terça-feira, às 14h, e aos sábados, às 15h, artistas oferecem atividades com o público, trabalhando diferentes técnicas de desenho. A ação está ligada à exposição Do Traço ao Palco. Dentre as atividades, estão oficinas: de Dança-Desenho, com Yasmim Flores; Ilustrações Narrativas, com Alexandre Camanho; Retrato por Retrato, com Nair Sasaki etc. A programação se estende até o dia 21/2 no Vão Livre e também na Sala de Exposição.

No dia 18/2, às 19h, também no Vão Livre, a Praça apresenta o bate papo: Como Viver Só em Bando, do grupo Vão. Peter Pál Perbart propõe debate sobre autogestão e modos coletivos de vida na contemporaneidade, discutindo a relação entre o coletivo e o individual, entre estar junto e estar só.

Também de 6/12 a 12/2, Flo Menezes realiza curso Luzes sobre Stockhausen, um ciclo de sete conferências e performances sobre Licht, conjunto de sete óperas do compositor Stockhausen Cada uma delas ligada a um dia da semana. As conferências abordam o universo das óperas, suas estruturas e métodos de composição, bem como suas relações com obras anteriores, com difusão eletroacústica e performances ao vivo de peças de diferentes períodos. O curso acontece na Sala do Conservatório, de segunda a sexta das 19h às 21h e ao sábado e domingo, das 15h às 17h.

Ainda, no sábado,18/2, o Vão Livre terá uma intensa programação. Às 12h, o Núcleo Pé de Zamba apresenta Glocalidades-Pernambuco, uma proposta de improvisação em dança contemporânea aliada às tradicionais manifestações pernambucanas como Frevo, Maracatu, Caboclinho, entre outras. No mesmo dia, às 14h, acontece o Carnaval na Praça com a Orquestra Paulista de Carnaval. O intuito é resgatar o clima dos carnavais dos anos 1930 e 1970 e os bailes de máscaras com as tradicionais marchinhas de carnaval como Mamãe eu Quero, Cabeleira do Zezé e muitas outras. Já a partir das 16h, a POIN – Pequena Orquestra Interativa – traz O Pé no Frevo, um carnaval com brincadeiras, frevos, baianás, marchas alagoanas etc.

Além disso, a Praça continua com Presença Permeável – projeto que convida artistas da performance e da intervenção urbana a ocuparem o Vão Livre com ações que dialogam com o espaço e se remete às relações de envolvimento entre artistas e público. Dia 18/2, a Praça recebe Cris Bierrenbach, às 12h e Carlos Monroy, às 17h. As exposições Quadra 27: O Projeto Arquitetônico da Praça das Artes e Do Traço ao Palco também seguem na programação em fevereiro.

Programação sujeita alterações pelos responsáveis.

Praça das Artes

A Praça das Artes é um complexo cultural dedicado à música, dança, ao teatro e às exposições. O espaço é sede da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo e dos grupos artísticos da Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

Serviço:
Praça das Artes – Vão Livre
Av. São João, 281- Centro
Próximo às estações Anhangabaú e República do Metrô
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre

 

Sala de Exposições – Praça das Artes
Av. São João, 281- Centro
Próximo às estações Anhangabaú e República do Metrô
Entrada Franca
Classificação indicativa etária livre.

Notícias relacionadas

background