Empresa instalada no Condomínio Louvre comemora 45 anos

Empresa instalada no Condomínio Louvre comemora 45 anos
festa-45-anos-ipo-2 ipo-45-anos-094 festa-45-anos-ipo-85

Uma das empresas paulistanas mais longevas da área de consultoria em Recursos Humanos, especializada em Psicologia Organizacional, acaba de completar 45 anos – saudável e atualizada. Trata-se da IPO – Instituto de Psicologia Organizacional, dirigida pela empresária Ana Maria de Freitas. A empresa está instalada no charmoso Condomínio Louvre, localizado na também charmosa Avenida São Luís, desde 1971 – apenas cinco anos após conclusa a construção do edifício, que foi tombado pelo CONPRESP em 1992.

Como Ana Maria lembrou ao Centro em Foco, aproximar-se de 50 anos – caso da IPO – não é nada comum entre as empresas brasileiras, atualmente. “É preciso celebrar, afinal não é fácil em nosso país chegar à marca de 45 anos, principalmente uma empresa de consultoria como a nossa. Assim, ao longo deste mês (outubro) realizaremos diversos pequenos eventos, em que reuniremos nossos  parceiros, clientes, amigos – pessoas que fizeram e fazem parte desta história”, disse a empresária.

E assim foi… encontros formais e informais, sociais e culturais: retrospectiva histórica, com a participação de ex-sócias, ex-funcionários e consultores; brainstorming da direção com colaboradores atuais, considerando planos da empresa para o futuro; confraternização com clientes, amigos e empresários locais; e até pocket show, com o poeta cordelista, compositor e cantor Costa Senna, contratado para escrever a história da empresa em poesia de Cordel e apresentá-la após o almoço comemorativo dos 45 anos.

Atualmente a IPO tem forte atuação Avaliação Psicológica/Assessment; Seleção Personalizada (posições técnicas, especialistas e Gestão) e Programas de Estágio e Trainee; Treinamento & Desenvolvimento; além de Orientação Vocacional , Coach e Gestão de Carreira. A lista de clientes é diversificada, tanto quanto ao segmento, quanto ao porte das empresas: há empresas nacionais, multinacionais e ONGs. Entre eles, alguns contratam os serviços há mais de 30 anos. Ana Maria conta que não é incomum profissionais que um dia fizeram a orientação vocacional na empresa, trazerem seus filhos para realização do mesmo processo, com ela e sua equipe. “A empresa conta com um time profissional formado de ‘consultoras parceiras’, que atuam conosco há muitos anos, com grande expertise e competência em suas especialidades.”

Um pouco da história

Desde março de 2015 a empresa tem Ana Maria de Freitas, como proprietária única, que enfrenta com galhardia os grandes e árduos desafios comuns às pequenas empresas, principalmente em momentos difíceis da economia do país, como o atual. Desafios esses que a empresária acredita superar com a força e a credibilidade de sua marca. Ana Maria conta com certa reverência e grande alegria, como nasceu o IPO.

Era início dos anos 1960, a agência de empregos Ema Seleção, funcionava no prédio da Galeria das Artes, na rua 7 de Abril, a proprietária era uma psicóloga, de origem italiana – dra. Concetta Schironi, recebeu na empresa a visita do italiano Alfonso Peppe, seu sócio, que prevendo o crescimento das industrias no Brasil, iniciou a oferta do serviço de “Psicologia para aplicação de testes e apoio à Seleção.”

Em 1962, Tatiana Wernikoff, então estudante de Psicologia na USP, começou a fazer um estágio na Ema Seleção, tornando-se profissional da empresa posteriormente, e em 1971 criou o IPO Psico-Orientação. Bem pouco depois, transferiu o novo negócio – um dos primeiros institutos de exame psicotécnico de São Paulo, para o Condomínio Louvre, na São Luís.

Cinco anos depois, 1976, Madalena Chiapetta, graduada em Sociologia pela Escola de Sociologia e Política da USP uniu-se a Tatiana para fortalecer a empresa. Então, a carioca Wanda Gonçalves que juntou-se às duas para reforçar o time, ao voltar para o Rio de Janeiro, em 1979, foi convidada a abrir uma filial na “cidade maravilhosa.”

Desde quando estagiária na área de psicologia organizacional, em 1984, Ana Maria já ouvia falar do IPO como referência na especialidade do que chamavam de “testes psicotécnicos”, e então passou à condição de cliente do Instituto para realizar as avaliações psicológicas do pessoal que contratava para as empresas em que atuava.

Em 1986, Madalena e Lyria Chiapetta constituem uma empresa coligada ao IPO, de Tatiana . Wernikoff. Assim nasce o IPO Assessoria em Recursos Humanos, através da qual é iniciada a atividade “Treinamento e Desenvolvimento”, quando junta-se ao grupo, como Consultor Associado, o profissional José Luiz Nadai.

 

Era 1997 e Ana Maria estava numa transição de carreira e foi convidada a fazer um trabalho de Recrutamento e Seleção para um cliente da IPO Psicologia Organizacional. A princípio seria atividade para 20 dias. O projeto foi super bem-sucedido e ela recebeu convite para implantar esta divisão dentro da Consultoria. Então, tornou-se informalmente associada da empresa, neste novo segmento.

 

Dez anos atrás, foi iniciado o processo de sucessão da empresa, quando juntamente com uma nova sócia Ana Maria adquiriu 100% das cotas da empresa, com todo o apoio e suporte de Madalena e Tatiana. Em 2015, Ana adquiriu a parte da sócia.

 

“Foram muitas as emoções neste outubro… e eu estou muito feliz. O êxito do IPO, devo a três pessoas especiais – Madalena Chiapetta (in memorian), Tatiana Wernikoff e José Luiz Nadai, além dos profissionais comprometidos e de excelência técnica, que compõem o passado e o presente da empresa, diz Ana Maria de Freitas.

 

IPO
Instituto de Psicologia Organizacional
Av. São Luís, 192 – Sobreloja 27
Fone: 3259-3979
www.ipoinstituto.com.br

Notícias relacionadas

background